Dúvidas Sobre Aquecedor Solar

1. Como Funciona o Aquecedor Solar Tecnosol ?

O aquecedor solar TECNOSOL é composto basicamente de um reservatório térmico e coletores solares. A radiação solar é absorvida pelo coletor solar ao longo do dia em forma de calor que vai se transferindo para água que está dentro dos tubos de cobre do coletor solar, sendo então armazenada dentro do reservatório térmico. Esse reservatório térmico armazena e conserva a água aquecida para um consumo posterior pelos usuários. Após esta água quente ser consumida, o reservatório térmico estará cheio de água fria novamente que será aquecida no dia seguinte da mesma maneira e assim sucessivamente.

2. Funciona em Dias Nublados, Chuvosos ou de Inverno ?

O aquecedor solar TECNOSOL em dias chuvosos ou nublados poderá não aquecer ou aquecer bem pouco. A mesma situação poderá acontecer em dias de inverno. Para esses dias você deverá utilizar o sistema auxiliar elétrico existente no reservatório térmico que irá complementar o aquecimento necessário da água.

3. Geadas Poderão Danificar os Coletores Solares ?

Quando você esquece uma garrafa cheia de água dentro do freezer ou congelador da geladeira ela estoura porque a água se expande quando se congela. O mesmo pode acontecer com tubos de cobre dos coletores solares Tecnosol durante a ocorrência de geadas, mais comum nas regiões sul e sudeste do país. Para reduzir esse risco, o aquecedor solar TECNOSOL deve ser instalado com uma válvula anti-congelante, este acessório é opcional. Quando em operação ela irá abrir e fechar várias vezes (a noite) escoando a água gelada para fora dos coletores.

4. Posso Usar Água Quente a Vontade ?

Não. O reservatório térmico solar TECNOSOL tem uma capacidade limitada de água quente, portanto se uma pessoa exagerar no uso, as outras que irão utilizá-lo posteriormente poderão não ter água quente suficiente. É importante lembrar que quando se utiliza água quente na cozinha seu uso deve ser com moderação. Se existe o hábito de banho pela manhã, é importante lembrar que só será possível se sobrar água quente do dia anterior. Caso contrário será necessário ligar o sistema auxiliar elétrico. OBS: Jamais utilize água quente para aquecer o banheiro. Se você quer aquecer o ar do banheiro utilize um aquecedor de ambiente. Em dia que a água não esteja tão quente, não é necessário fazer a mistura, abra apenas o registro de água quente. Tenha cuidado ao abrir a água quente, pois a temperatura poderá estar elevada podendo provocar queimaduras. De preferência um adulto deverá fazer a regulagem da água no misturador para o banho das crianças. Caso seja desejável utilizar água quente de forma abundante, será necessária uma capacidade maior de reserva.

5. Como Encontrar a Temperatura Ideal Para Uso da Água ?

a) Abra totalmente o registro de água quente até que água saia bem quente, em seguida abra o registro de água fria e até encontrar a temperatura ideal. b) Quando for utilizar a ducha higiênica lembre-se de fechar os dois registros (água quente e fria) após o uso. Nunca deixe regulados os dois registros e apenas use o gatilho. Isto poderá gerar recirculação de água quente e ocasionar danos ao boiler ou gerar perdas de temperatura significativas ou ainda ocasionar danos na tubulação de água fria.

6. Que Devo Fazer Antes de Começar a Utlizar O Aquecedor Solar ?

Antes de iniciar o uso do sistema de aquecimento solar TECNOSOL, é aconselhável que se esgote a água de todo o sistema, a fim de trocar a água que ficou armazenada por um certo tempo sem utilização, durante a conclusão da obra.

7. Excesso de Uso do Aquecedor Solar Tecnosol

Convém lembrar que sabendo usar não vai faltar. O registro de água não deve ficar aberto sem necessidade. Na cozinha deve se usar com moderação, utilizando-se a água quente somente quando necessário. Nos banhos é aconselhável que a média de tempo de uso por pessoa seja em média 10 minutos, além do mais temos que contribuir para a economia de água, pois ela anda muito cara e escassa nestes dias modernos. OBSERVAÇÕES: O uso racional é aconselhável em função do cálculo de dimensionamento. Caso seja desejável utilizar água quente de forma abundante, será necessária uma capacidade maior de reserva.

8. Como Usar o Sisitema Auxiliar Elétrico ?

A quantidade de dias em que é necessária a utilização do sistema complementar elétrico em função de dias chuvosos, fortemente nublados ou excessivamente frios, varia conforme a região. O sistema complementar elétrico do aquecedor solar deve ser utilizado da maneira mais racional possível, visando economizar ao máximo o gasto com energia elétrica. Descrevemos a seguir três formas de uso do sistema auxiliar elétrico para que seja escolhida aquela que melhor atenda às necessidades dos usuários.
a) MANUAL
Consiste em deixar os disjuntores desligados, evitando que o sistema automático entre em funcionamento sem necessidade. Em contra partida, toda vez que for necessário a utilização do sistema auxiliar elétrico será necessário ligar os disjuntores de 2 a 3 horas de antecedência ao uso de água quente. Embora a utilização desta forma do sistema auxiliar elétrico seja econômica, não é prática, pois poderá haver o esquecimento do acionamento dos disjuntores com antecedência recomendada e vir a faltar água quente no momento desejado.
b) AUTOMÁTICO
Ao contrário do sistema manual, este sistema consiste em manter os disjuntores ligados, permitindo que o sistema auxiliar elétrico seja acionado automaticamente através do termostato instalado no boiler, que tem a função de acionar a resistência elétrica do boiler, toda vez que a temperatura do mesmo estiver abaixo de 45 graus, completando-a para a mesma temperatura que está programada no termostato. Este mecanismo de acionamento do sistema auxiliar elétrico é eficiente e prático, mais não é nenhum um pouco econômico, conforme explicamos no exemplo abaixo:
EXEMPLO: Imagine que uma família possui um boiler de 500 litros e que em determinado dia tenha sido utilizada até a noite toda água quente aquecida pelo sol neste mesmo dia, nos banhos da família. Logo, teremos o boiler cheio de água fria. Desta forma, o termostato automaticamente verificará a temperatura abaixo de 45ºC e fechará o contato ligando a resistência do boiler e aquecendo a água eletricamente durante a noite. Ao supormos que haja pouco ou nenhum consumo de água quente pela manhã, e que o dia seguinte esteja com um sol generoso, chegaremos a conclusão que ter aquecido eletricamente a água do reservatório durante a noite foi um desperdício de energia, pois como o sol vai aquecer uma água que já está quente?
c) AUTOMÁTICO ACOPLADO A UM TIMER
Esta é a melhor maneira de utilização do sistema auxiliar elétrico para o aquecimento solar , pois consiste a exemplo da alternativa anterior em deixar os disjuntores ligados (evitando o esquecimento de liga-los), porém conectados a um timer de múltiplos horários, que deverá ser programado para permitir passagem de energia apenas nos horários programados pelo cliente (2 a 3 horas antes dos horários de uso), resumidamente, o sistema funcionará da seguinte forma: Ao deixar o termostato constantemente ligado, ele mandará corrente ao timer (que contem a programação de liga-desliga previamente feita pelo cliente, como se fosse um rádio relógio que se programa para despertar ou desligar). Nesse momento, se o timer verificar o horário que foi programado para ligar permitirá a passagem de corrente e acionará o termostato que vai verificar se há ou não água quente dentro do boiler. Se a água do boiler estiver acima de 45ºC, o timer não ligará a resistência elétrica, mas se ao contrário, verificar a água abaixo de 45ºC a resistência será imediatamente ligada. Desta forma automatiza-se a utilização do sistema auxiliar elétrico do aquecedor solar evitando-se o esquecimento de ligar os disjuntores e também evitando o desperdício conforme descrito no sistema automático.

Solicite Atendimento

BanhoPiscina